Descubra Seu Perfil no Trânsito

Veja o tipo de pessoa que você é dirigindo

Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) enquadrou os motoristas paulistanos problemáticos em seis tipos de perfis psicológicos, de acordo com seu comportamento no trânsito. Segundo o levantamento, realizado pela diretora do Departamento de Psicologia do Detran-SP, Zulnara Port Brasil, em todos os casos, esses motoristas representam algum perigo para a sociedade e comprometem o bom andamento do trânsito. A adaptação e os comentários são do site Carsale. Confira cada um dos perfis:


Dono do mundo / Poderosa

Pensam que são os (as) donos (as) da rua e do mundo. São encontrados (as) em geral em bairros de classe alta, param em fila dupla e sempre acham que têm razão. Egoístas, não se importam com os outros e têm pouca civilidade.


Neurótico / Histérica

É aquele (a) motorista nervoso (a) que desconta toda a raiva do mundo no trânsito. Sempre à beira de um ataque de nervos, faz de seu carro uma arma. Fecha os outros veículos, xinga, discute, quase atropela pedestres. É umperigo em potencial.


Alfaiate/ Costureira

Mesmo que tenha um carro popular, pensa que dirige um Fórmula 1. Considera-se um (a) ótimo (a) motorista e faz manobras muito arriscadas. Arranca rápido, anda em alta velocidade e gosta de costurar no trânsito. Coloca todos em risco.


Vovô / Tiazona

Dirige com o corpo colado ao volante e circula bem devagar. Tem reações demoradas ao partir nos semáforos e também para estacionar. Não se importa com o que acontece ao seu redor. Costuma andar no meio da faixa de trânsito.


Bração / D. Maria

Indeciso (a), costuma se enrolar quando precisa cruzar na frente de outro carro ou fazer uma manobra mais brusca, como desviar de outros veículos ou de pedestres. Sempre espera o trânsito parar antes de fazer uma conversão.